Volvo V90 Cross Country D5
Costuma dizer-se que uma casa não se constrói a partir do telhado, mas a Volvo começou a definir o seu novo catálogo com o XC90, um SUV topo de gama que marcou um estilo que evoluiu para a berlina S90 e a carrinha V90.
DESIGN. A vida moderna tem cada vez mais a ver com actividades outdoor e, se o crescimento da procura de modelos tipo SUV espelha esta situação, ainda há muito boa gente interessada em soluções mais tradicionais, como uma carrinha polivalente. É esse o trunfo da Volvo V90 Cross Country.
A alteração da suspensão e pneus de maior diâmetro permitiram dilatar a altura ao solo em 60 mm, o que aliado à tracção total permanente e a um sistema electrónico de ajuda em pendentes pronunciadas, abre novos horizontes a um modelo onde as protecções da cavas das rodas e os pára-choques assumem um estilo mais radical.
HABITÁCULO. O habitáculo tem tudo a ver com a elegância feita de simplicidade como é típico do design sueco. A fluidez da forma e a qualidade dos materiais, sejam plásticos, metálicos ou orgânicos, marcam um ambiente elegante e confortável.
AO VOLANTE. Num leque de motorizações que passa por duas propostas a gasolina (T5 de 254 cv e T6 de 320 cv) e outras tantas diesel (D4 com 190 cv e D5 de 235 cv), optámos pelo D5 de 235 cv, talvez a proposta mais adequada à realidade do mercado nacional. O preço começa nos 60.305 euros da versão base, mas um modelo deste nível merece a versão V90 CC Pro, mais equipada, apesar do preço começar nos 74.121 euros.
O motor 2.0 de quatro cilindros conta com dois turbos (um pequeno de alta pressão e um grande de elevado caudal) sequenciais com o sistema "Power Pulse", que injecta ar comprimido no colector de escape do turbo menor para reduzir o tempo de resposta do acelerador a baixo regime.
Mesmo com uma condução mais dinâmica, é possível realizar médias na casa dos 7,0 litros/100 km, o que não deixa de ser interessante…
CONCLUSÃO. A Volvo V90 Cross Country D5 é um modelo para quem gosta departir à aventura em família. É um grande estradista, tão confortável em estrada como fora dela. Já não é tão agradável no meio do tráfego urbano onde, apesar da agilidade garantida por uma excelente brecagem, está um pouco "fora de escala" quando é necessário estacionar, sobretudo nos parques mais acanhados que existem nas nossas cidades. Não lhe faltam requintes como o "Pack Business Premium Sound", capaz de transformar o habitáculo numa sala de concerto (custa 2.998 €) ou o "head up display" (1.353 €). São apenas alguns exemplos de um modelo cujo preço, tal como o dos alemães, pode chegar até onde for o nível de personalização.
Ficha Técnica
Motor |
2.0d bi-turbo |
Cilindrada (cc) |
1 969 |
Potência máxima (cv/rpm) |
235/4 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) |
480/1 750-2 250 |
Velocidade máxima (km/h) |
230 |
0 a 100 km/h (s) |
7,5 |
Consumo médio (l/100 km) |
5,3 |
Emissões CO2 (g/km) |
139 |
Consumo médio (l/100 km) |
4,3 |
Preço desde (€) |
60.305 |
Preço modelo ensaiado (€) |
85.115 |
- OPCIONAIS. Tal como os alemães, a Volvo apostou numa lista infindável de "pacotes" e opcionais que podem fazer disparar o preço para lá do razoável…